Uma crítica da razão pós-colonial

—> Clique aqui para ler um trecho do livro <—

A filósofa indiana Gayatri Spivak é uma das figuras mais influentes em estudos pós-coloniais.

Uma crítica da razão pós-colonial traça a figura do "informante nativo" a partir de diversas práticas culturais — filosofia, história, literatura e crítica do feminismo — para indicar que ele emerge como um híbrido, meio metropolitano, meio "selvagem", aparentado com o Calibã de Shakespeare. Este livro mobiliza feministas, filósofos e críticos literários, indo da analítica do sublime de Kant ao trabalho infantil em Bangladesh. Neste percurso, a noção de um intruso do Terceiro Mundo como a pura vítima de um opressor colonialista surge como altamente suspeita: a lama que atiramos em certos ancestrais aparentemente dominadores, como Marx e Kant, pode ser a base em que nos apoiamos.

“Nós não podemos meramente continuar a representar o papel de Calibã", diz Spivak referindo-se ao monstruoso e inconquistável nativo da ilha invadida pelas forças coloniais de Próspero na peça de Shakespeare. "Nosso papel deve ser o de reverter e deslocar, a fim de mostrar a cumplicidade entre a hegemonia nativa e a axiomática do imperialismo". Escrita há três décadas, esta frase recai com toda a força sobre a realidade brasileira de 2019.

Considerado o primeiro tratamento completo do tema pós-colonial por Spivak, Uma crítica da razão pós-colonial será publicado pela Editora Politeia no final de 2019. O livro é considerado pela autora "um livro feminista", no sentido de que é, ao mesmo tempo, uma reflexão e uma prática de filosofia e de crítica literária a partir de sua condição de mulher "praticante" cultural.

A partir de questões como "as guerras culturais terminaram?" e "qual a sua relação com as lutas de gênero e a dinâmica de classe?", o livro é uma tentativa de compreender e descrever um papel mais responsável e efetivo para o crítico pós-colonial.

 

Características

idioma: português

tipo: brochura 15,5 cm x 22 cm

páginas: 450

tradução e notas: Gilson de Marchi

preço estimado: 80 reais.