Nas ruínas do neoliberalismo

Nas Ruínas do Neoliberalismo: a ascensão de políticas antidemocráticas no Ocidente

Este livro será lançado simultaneamente no Brasil e em língua inglesa em julho de 2019.

A teórica política norte-americana e professora da Universidade da Califórnia Wendy Brown é uma das analistas mais refinadas do neoliberalismo. Neste livro, ela traça a ambição da extrema direita de substituir as ordens democráticas pela disciplina dos mercaos e a tradicional moralidade de Estados democráticos pela moralidade tecnocrata.

Apanhada de surpresa pela sua própria força, a extrema direita subiu ao poder em democracias liberais pelo mundo. Cada eleição é um novo choque: neonazistas no parlamento alemão, neofascistas no italiano, o Brexit celebrado pelos tabloides xenófobos, a ascensão do nacionalismo branco na Escandinávia, regimes autoritários tomando forma na Turquia e Leste Europeu e, é claro, o trumpismo. O ódio belicoso racista, anti-islâmico e antissemita cresce nas ruas e na Internet; grupos de extrema direita eclodem na política ativa após anos se escondendo. Políticos e vitórias políticas encorajam movimentos de extrema direita e adquirem sofisticação como manipuladores políticos e peritos em construir notícias nas mídias sociais.

Nas Ruínas do Neoliberalismo, analisando a quente o cerrado ataque às instituições do Estado de direto liberal, convida-nos a pensar sobre os limites e eventual esgotamento do modelo liberal-democrático ocidental.